09 dezembro 2014

Comer não é tudo, apesar de bem saboroso



Fácil de se falar não é mesmo?
Pois é, mas para quem realmente quer emagrecer e ter uma vida mais saudável, é preciso de fato entender isso, afinal de contas nem tudo na vida precisa acabar em comida. Claro que é essencial se alimentar, pois precisamos da energia dos alimentos, para tantas outras atividades, além do fato de ser um prazer certo?

Ok, mas  comida apesar de prazerosa, em excesso, pode trazer malefícios, como colesterol, obesidade, hipertensão, problemas gástricos, e de mobilidade, e é justamente por isso que precisamos mudar a forma de encará-la. Deixar que ela deixe de ser muleta emocional, companhia ou desculpa, para virar fonte de energia. Fácil não é, mas é preciso.

Por exemplo nem toda comemoração precisa ser em volta da mesa, quando estiver feliz porque ganhou aquela promoção, em vez de comer uma pizza, jantar fora, que tal um novo corte de cabelo, uma blusa nova ou uma biju?Podemos pensar em uma infinidade de coisas que podemos nos fazer para comemorar conquistas.

Outra questão, é comer realmente o que necessitamos, não precisamos passar tanto tempo na mesa, aliás quer conversar? Já para sala.... se ficarmos batendo papo em volta de uma mesa, obviamente acabaremos beliscando mais e mais, e lá vai o pé na jaca da dieta não é mesmo?

Faça receitas deliciosas sim, afinal comer, ainda mais em dieta, tem que ser prazeroso, mas não precisa comer toda a receita, afinal o mundo não vai acabar e você estoca comida no corpinho em forma de gordura, e peso extra... sim.

Para matar o tempo, faça outras coisas, artesanato, leitura, caminhada, brinque com os filhos, seja criativa, pois temos tempo de sobra e ele não foi feito pra ser morto todo na cozinha.

beijinhos

Opinião da Lee sobre o post:
Lika, esses dias no trabalho estávamos comentando justamente sobre isso.
Porque toda comemoração envolvemos comida? até mesmo o habito de ir ao cinema, tem que incluir comida? as vezes nem percebemos esses detalhes não é mesmo? mas é justamente nos detalhes que mora o perigo.

Antigamente tudo me presenteava com comida, mas depois da cirurgia tive que me controlar com isso, hoje em dia faço como você disse, me dou de presente uma roupa ou um mimo...mas também temos que tomar cuidado para não trocar um vicio pelo outro, o que é bem comum quando a pessoa precisa cortar o vicio radicalmente, como no caso dos bariátricos. Nos grupos de acompanhamento pós cirurgia bariatrica, é comum ver pacientes que viciaram em álcool (pois é absorvido rapidamente pelo organismo e não causa entalos e nem mesmo dumping como algumas comidas), em cigarros, e o mais comum que é o vicio em roupas. O vicio em roupas tem uma explicação, mas que não justifica, mas é que depois de anos, ou décadas, finalmente podemos comprar as roupas que queremos e não apenas as roupas que cabem em nós. Então acho que o lema é EVITAR EXCESSOS, pois tudo em excesso é prejudicial.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Vi, Vivi, Venci! Template by Ipietoon Cute Blog Design and Homestay Bukit Gambang