26 janeiro 2015

461 anos da minha cidade



Neste domingo que passou, a cidade que eu amo, e na qual nasci completou mais um aniversário, e claro que eu não ia ficar enfurnada no sofá. Por isso peguei o marido e a cria e resolvemos encarar o centro de são Paulo, lugar pelo qual sou apaixonada, onde trabalho mas também onde adoro passear, e sinceramente conheço bem.

Para nossa empreitada cultural, resolvemos aproveitar o passeio de trolébus (sim queles ônibus elétricos que circulam diariamente) que no evento faziam um roteiro pelo centro. Devemos ter ficado na fila uns 40 minutos, pois havia muitas pessoas dispostas ao passeio, mas tudo bem, pois a fila andava vem rápido.

Após tomarmos nossos lugares, no ônibus que partia do Pátio do Colégio, uma guia entrou no ônibus, informando que seria um passeio panorâmico, que segundo ela se resumia em contar um pouco do que havia para ver ali na região central sem muito se aprofundar, apenas visando nos deixar interessados. Até esse momento estava tudo perfeito, mas logo o despreparo dela ficou visível, e meu passeio perdeu a graça.

A primeira decepção foi quando ela mencionou que acabávamos  de sair do Marco Zero da cidade ali mesmo no Pátio do Colégio (o Marco Zero fica na Praça da Sé), e que seguindo um pouco mais a frente encontraríamos a Ladeira Porto Seguro (Ladeira Porto Geral, acesso a 25 de março). Passamos pelo Mosteiro de São Bento, uma das igrejas que acho mais lindas, e que vale muito a pena conhecer, onde ela informou que o papa João XVI havia se hospedado em sua visita no Brasil (O Papa que se hospedou ali fora o Bento XVI). Continuamos pelo passeio, que passou pelo Viaduto do chá, Teatro Municipal, cuja a fachada já é um encanto e vale a apreciação. O encontro das Avenidas Ipiranga e São João imortalizadas na música de Caetano Veloso. Uma volta pela Praça da República, que em seus tempos áureos era magnifica, mas que hoje ainda que com policiamento a mesma está muito perigosa. Passamos na frente do Prédio Copan, cuja arquitetura é diferenciada por suas curvas, mas que ela nem citou, Passamos ainda pela esquina da rua da Consolação, onde pode ser visto o antigo prédio do Estadão que ainda hoje abriga um bar que faz um dos melhores lanches de pernil da cidade. Biblioteca Mario de Andrade, a 2ª maior do Brasil, perdendo apenas para a Biblioteca Municipal do Rio de Janeiro. E por fim pela praça da Sé, onde se localiza a Catedral de mesmo nome, que aliás merece um passeio a parte com sua cripta e detalhes impressionantes. E agora sim o Marco Zero da cidade, Local onde há uma rosa dos ventos que mostra ao transeunte a direção dos estados brasileiros. (segundo a guia, ali ficava um pequeno obelisco sobre uma estrela que dividia os estados)

Bom o passeio valeu pelos lugares por quais passamos, e pelos passeios que ainda quero fazer pelo centro e vir aqui contar para vocês. Mas achei o despreparo da guia muito grande, o que é bem chato de se acompanhar, já que ela estava ali pra nos mostrar belezas de nossa cidade, mas deixando ela de lado.

Aproveitei ainda para ir na Exposição que ocorre na Caixa Econômica Federal localizada na Praça  da Sé. Paulistanos Ilustrados, com desenhos do cartunista  Paulo Caruso, são 200 gravuras que nos levam a conhecer o rosto daqueles que de tão importantes a nossa cidade dão nome a ruas e monumentos, vale conferir a mostra que está aberta a visitação 01/02/2015


0 comentários:

Postar um comentário

 

Vi, Vivi, Venci! Template by Ipietoon Cute Blog Design and Homestay Bukit Gambang